NÓS VIVEMOS EM DOIS MUNDOS?

Um dos fundamentos – talvez o fundamento principal – que confere à  Física Quântica os  aspectos fantasmáticos da sua fenomenologia, é a ideia de dualidade onda/partícula expressa pelo Princípio da Complementaridade,  pela qual os físicos admitem que a realidade transcorre em duas diferentes dimensões, uma dimensão física/corpuscular e uma dimensão não-física/ondulatória.

Atuando sobre a realidade humana, esse fundamento transfere para a vida das pessoas toda a fantástica fenomenologia da Física Quântica, conferindo-lhes amplos poderes e capacidades de realização, em suas atividades e relacionamentos. Pois, aqui, trata-se do imperativo ontológico do Princípio da Simetria pelo qual, aquilo que vale para as partículas, vale também para as coisas e as pessoas.

Com base no Princípio da Complementaridade a vida das pessoas adquire um significado diferente, pois ela passa a transcorrer simultaneamente em duas dimensões diferentes, e numa dessas dimensões – a dimensão ondulatória ou quântica – elas são capazes de realizar coisas inimagináveis, pois aí nesse domínio da realidade, elas não estão sujeitas às restrições impostas nem pelo tempo nem pelo espaço, como é o caso das partículas. Essas realizações se referem à vida concreta e não apenas abstratamente. 

Conexões e interações instantâneas, a distâncias incríveis, são possíveis no domínio da realidade quântica, em especial com aquelas coisas e pessoas que são importantes para  a concretização dos nossos sonhos, projetos e atividades. E não pense você que para acreditar nisso seja preciso anuir com as visões dos místicos ou dos religiosos, se esse for o seu caso, pois se trata de possibilidades fundamentadas tanto pelo formalismo das equações quanto pelos experimentos de laboratório.

Se você acha que a realização dos seus projetos está longe das possibilidades oferecidas pelo atual contexto da sua vida, quaisquer que sejam esses projetos, e que por causa disso você atualmente vem pensando pouco neles como algo factível, então está na hora de conhecer as possibilidades quânticas que o Princípio da Complementaridade lhe disponibiliza.  

Mas, para que isso seja possível, você precisa se capacitar intelectualmente adquirindo informações, conhecimentos e compreensões sobre o assunto. E precisa também treinar e desenvolver a sua sensibilidade psíquica e os seus poderes espirituais, pois, sozinhas, sem a sua participação e o seu empenho, as leis quânticas pouco podem fazer por você.

Na realidade quântica as partículas são invisíveis, imponderáveis, intangíveis e incomensuráveis, verdadeiros fantasmas ontológicos surgindo do nada e desaparecendo no nada, sem necessitar de causas para ser o que elas são. Todavia quando elas encontram uma consciência que lhes observam, elas se materializam a passam a existir na realidade física. Com base nisso nós mostraríamos como a realidade pode ser criada pela mente humana e como essa realidade subordina-se à intencionalidade da consciência. Você não precisa sempre conseguir pouco, pois esse não é o aplicativo para a sua vida.  

Mas você não deve acreditar em tudo isso que se ouve nesse falatório sobre a Física Quântica onde até os cobertores e os cosméticos são quânticos. Não existe panaceia ontológica, isso significa que até as leis quânticas têm os seus limites. É você que deve assumir a condição de sujeito operacional dos processos quânticos, através do que nós físicos chamamos de Colapso da Função de Onda.

Portanto, se você estiver interessado nesse assunto, informe-se adequadamente. Saiba o que significa o Efeito Não-Local, a Correlação Quântica, a Função de Onda de Schrödinger, O Colapso da Função de Onda, A Teoria Quântica de Campos, o Emaranhamento Quântico, o Princípio Antrópico Forte, a Teoria dos Spins, por exemplo. Existem bons livros capazes de explicar isso de um modo compreensível e com leveza intelectual. Poucos, mas existem. O nosso, é um deles, acredite.  

Leia e ouça criticamente, conheça quem são os físicos e o que eles estão falando e escrevendo sobre Física Quântica. Vale a pena fazer isso, pois só assim você pode ter as garantias sobre as coisas fantásticas que a Física Quântica é capaz de fazer em sua vida.

Osny Ramos

 

Saiba como utilizar os princípios quânticos na sua vida: receba um E-BOOK GRATUITO de Física Quântica com a versão resumida da obra do prof.º Osny Ramos.